Gotas de laranja

Postado por: Manu Mitre
28 de November de 2010
circulo cromatico

Círculo cromático - o laranja

O laranja é uma cor atípica – pouco encontrada na Natureza, sem fortes simbolismos culturais (veja o quadro AQUI). O fogo é cor de laranja, algumas flores, a própria laranja e a abóbora… às vezes o pôr do sol fica meio laranja, né? Ele é a mistura do vermelho – paixão e sangue – com o amarelo – sol e flores. Muita energia já herdada tanto de mãe quanto de pai, mas uma mistura que neutraliza os excessos das duas cores – o laranja não é tão alegre quanto o amarelo nem é tão quente como o vermelho.

Poucas pessoas pensam no laranja como uma cor para usar na decoração. Você tem peças cor de laranja na sua sala ou no quarto? Mas esta é uma cor que pode ajudar bastante a trazer calor, aconchego e alegria em doses mais amenas.

O marrom é o laranja pouco saturado, ou seja, com um pouco de cinza. Repare na borda externa do círculo cromático. Por isso as duas cores vão muito bem juntas, ficam equilibradas. E lembre-se: madeira é marrom ;-)

cama cinza

1. O fundo marrom da cama conversa com as almofadas cor de laranja. E esse conjunto faz um belo contraste com a parede de concreto, que é super fria, dando um toque aconchegante

sala marrom e laranja

2. De novo a coordenação de laranja bem vivo com o marrom. Uma pequena almofada traz vida para o sofá, e o tapete ilumina todo o ambiente

sala de jantar

3. Vocês viram como um tapete laranja não chama tanto a atenção, já que ele não está na nossa linha de visão e ocupa uma área mais restrita. Já nas paredes, a força do laranja fica mais à vista e, por isso, você pode se sentir mais ansioso ou estressado neste ambiente

cortina bege

4. O fundo bege deixa o laranja se destacar, não tem cara de verão esta sala?

poltrona laranja

5. Olha que lindo o contraste do laranja com o cinza, amo!

sofa cinza

6. Mais uma sala cinza com laranja. Você acha que está sofisticado ou aconchegante?

cores complementares decoracao

Laranja e azul

 

Mas o laranja não funciona somente em ambientes neutros, é possível fazer contrastes e coordenações lindas com outras cores. Vamos começar pela sua cor complementar, o azul.

decoracao laranja

7. Você reparou que está tudo congelado do lado de fora dessa casa? A lareira super destacada em um laranja bem cítrico alegra a sala, a parede azul clarinho e um almofada azul turquesa dão toques para reforçar o contraste

lareira na sala

8. A frieza do azul foi delicadamente tocada por estampas suaves em laranja, deixando a sala mais alegre

poltrona azul turquesa

9. Olha como o contraste entre detalhes em laranja com o azul mais apagado fica charmoso

parede laranja

10. Quando usamos as duas cores em uma área maior, e com mais saturação (mais vivas), o contraste é tão forte que cria um pouco de tensão no ambiente. Se esta não for a sua intenção, fique apenas nos detalhes e em pequenas peças

circulo cromatico triade

Laranja, verde e azul

 

Com o verde e sua cor análoga – o azul – também fica muito interessante. E usando um laranja mais avermelhado fazemos uma combinação super  marcante. Mas só laranja com verde também funciona super bem.

cadeira laranja parede verde

11. O contraste do laranja com o verde é mais sutil do que com o azul. Esta sala de jantar tem uma atmosfera alegre e descontraída, com bastante verde, alguns toques de azul e as cadeiras laranja-tangerina.

circulo cromatico

Laranja com amarelo

 

A combinação com o amarelo é gostosa e natural. Como as duas cores são parecidas (análogas), o contraste é bem leve e o laranja não se destaca tanto.

amarelo e laranja

12. Esta sala é alegre e clássica, ao mesmo tempo

Laranja e rosa

 

Mas você pode ir inventando suas misturas para conseguir efeitos bem diferentes. A dupla laranja e rosa (ou magenta), por exemplo, é inusitada e cheia de energia.

poltrona rosa

13. Bem feminina, alegre e irreverente

Você gosta de laranja com o quê? Gotinhas pela sala ou paredes bem marcantes?

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13

Se você quer ver outros posts para aprender a coordenar cores na decoração, clique na Categoria “Cores na Decoração” no menu, e não deixe de visitar os links:

Cores na Decoração, Tons e Matizes, Amarelo e Roxo, Azul Turquesa, Decorando com Branco, Azul Avatar, Preto, Bege, Cinza

Categorias: Cores na Decoração, Decoração, Sala de Estar
Veja Também
  1. Roberta
    28/11/2010

    Num post anterior, creio que de um hotel na Austria, havia uma combinação excelente de laranja com marrom numa cama. Como adoro laranja, estas combinações sempre ficam marcantes!
    Amei este último post! Precisamos conversar mais sobre isso.
    bjs

  2. Andre Freire
    28/11/2010

    Muito bom. Pelo que eu me lembre o laranja na semiótica também quer dizer “criatividade”, uma ótima cor para dar uma quebrada na formalidade. Beijos

  3. Raquel Alvarenga
    19/12/2010

    Sou super fa de laranja na decoracao, e amei todas as fotos daqui…..

  4. elijania calixto nunes
    23/01/2011

    que lindo a decoraçao laranja, e a cor que mais gosto , ela com marron, amei mesmo, em minha casa, em partes q esta cor nao esta em excesso a sempre uma pitada dela em objetos, , um abraço amei

  5. Maria José
    26/09/2011

    gosto muito de laranja e acabei de pintar uma parede da sala nessa cor com o sofá kaqui…que cores na decoração posso usar ???

  6. maria alves
    03/10/2012

    gostaria de saber qual a cor ficaria legal com sofa cinza e o raque cinza com preto qual a cor ficaria legal na parede para destacar sendo q as paredes sao pintadas de perolado.