Dicas para uma decoração neutra

Postado por: Manu Mitre
12 de March de 2013

A decoração, como tudo na vida, não é feita só de extremos. Não existe só a decoração toda frufru e a super séria. Para tudo existe uma gradação e um meio termo. Nem toda mulher é de babados e rendas e nem todo homem gosta de ambientes frios. Mas se você é uma romântica inveterada e não dispensa o rosa na sua casa e seu marido é do tipo macho-man que não tolera ver uma florzinha nem na almofada, vocês enfrentam um problema bem comum. Conciliar estilos para que o ambiente não fique feminino ou masculino demais torna-se uma questão de relacionamento do casal. Hoje eu vou te mostrar como a mistura dos elementos da decoração pode chegar a um ambiente neutro, sem ser menininha demais nem machão.

decoracao quarto de casal

Relembrando os elementos que fazem um ambiente ficar masculino: cores frias e/ou escuras, acinzentadas, linhas retas e ortogonais, poucas estampas grandes como xadrez e listras, texturas duras, frias e rústicas, brilhos e transparências escancarados.

E os que transformam a decoração para o lado feminino: cores suaves e quentes, linhas rebuscadas, curvas e sensuais, muitas estampas pequenas como florais e pois, texturas fofas e macias, com transparência e brilho sutis como da seda.

A maior diferença é que, quem gosta de uma decoração feminina sempre quer mais cores, mais detalhes, mais curvas, mais adornos e texturas. Escolha sua prioridade e negocie. Tem gente que até tolera um ambiente mais clean em termos de adorno mas faz questão de móveis rococó, ou que não aceita o rosa no ambiente mas até toparia estampas florais em outras cores. Diga o que você adoraria ter e o que você não gostaria de jeito nenhum, e ouça também as preferências e vetos do seu marido ou mulher. Você pode se surpreender com o que vai ouvir. Priorizem os elementos em conjunto (cores, linhas, texturas e estampas, transparências e brilhos) e façam uma mistura que faça sentido para os dois. Vejam abaixo ideias de como isso é possível e viável.

O uso de cores masculinas com linhas ou texturas femininas pode deixar o ambiente bem no meio do caminho. Muito marrom, listras verticais e linhas retas poderiam deixar o quarto bem masculino. Mas os móveis de cabeceira todo rebuscados, a textura de brilho discreto de algumas almofadas, o toque de dourado e o espelho também não deixam que o quarto fique frio demais.

decoracao quarto de casal

Um quarto com muito preto, um quadro de avião e quase nada de texturas e estampas. Mas a cama com as colunas super trabalhadas de um dossel remetem a uma cama mais romântica e dão uma quebrada no aspecto clean do ambiente.

decoracao neutra quarto de casal

Outro quarto todo cinza e sem firulas, mas com brilhos sutis, um grande espelho, flores e texturas suaves nas almofadas e cortinas.

decoracao neutra

Cores neutras novamente e uma cama que, apesar de preta e pesadona, tem acabamento super feminino em capitonê. Um quadro em preto e branco é provocado pela delicadeza de uma luminária de cristais, da colcha e tapete super fofinhos e da cortina esvoaçante. Uma dica que eu sempre dou ao decorar quartos de casal é dar a liberdade para que cada um decore sua mesinha de cabeceira, que também não precisam ser idênticas. Repare como as referências entre os dois lados são bem diferentes.

decoracao quarto de casal neutro

Mas não precisamos ficar só no beges e no cinza. Cores vivas também são neutras em termos de gênero – nem masculinas, nem femininas. Use-as em estampas florais mais estilizadas que o efeito é um feminino mais moderno e melhor aceito pelos homens. Repare que o uso de poucas peças grandes em vez de muitas peças menores também pode agradar mais o olhar masculino sem ferir a preferência por cores e texturas do feminino.

decoracao neutra

Alguém faz questão de texturas? Usem desenhos mais simples e cores mais masculinas, como os ladrilhos hidráulicos da cozinha abaixo. Trazem um monte de movimento a uma cozinha toda reta e clean. Os armários vermelhos trazem vida e cor com um lindo contraste e ninguém diz que este ambiente é feminino ou masculino demais.

armarios vermelhos

Um dos dois faz MUITA questão de usar o rosa e o outro abomina a ideia? Use em um detalhe, como contraste com outras cores vivas e que pareçam menos femininas. Veja o móvel rosa abaixo, seu desenho minimalista também ajuda a não irritar os homens com frufrus demais.

decoracao azul e rosa

Agora me diz: você gosta mais de uma decoração feminina, masculina ou neutra? Qual o seu ponto ótimo no uso dos elementos da decoração?

Imagens: Houzz e Casa e Jardim

 

Categorias: Bege, Cinza, Cores na Decoração, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Estampas, Inspiração, Quarto
Veja Também
  1. Angela
    12/03/2013

    Você tem um dom, com certeza!

    Que olhar! E conseguir traduzir pra gente essas leituras de ambiente, que por si só, pra nós simples mortais, passariam batidas.

    Agora consegui entender a decoração neutra. E me encontrei.

    Obrigada e mil beijos gratos.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/03/2013

      Que bom, Angela! Depois quero ver fotos da sua decoração :)

  2. Mariana
    12/03/2013

    Oi, Manu!
    Aqui em casa temos o gosto bem parecido, então quase não acontecem desavenças. Mas deve ser bem difícil quando elas existem, porque dividir a mesma casa já é algo complicado, ainda mais quando um não se sente à vontade. Tem que conversar bem conversadinho pra que os dois fiquem felizes, né?
    Adorei as sugestões que você deu! O rosa realmente é mais feminino, mas é possível usá-lo de maneira mais sóbria. É só pesquisar!
    Beijo!!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/03/2013

      Eu já me vi em situações de intermediar brigas de casal na decoração que não dá pra contar aqui, rss.

  3. Juliana Amado
    12/03/2013

    Manu, eu acho que não tenho preferência definida. Tenho que olhar e gostar. Frufru demais, romântico demais não faz o meu tipo. Masculino demais, clean demais, também não. Mas as primeiras imagens de neutros do post, também não. Gosto de algo mulherzinha, mas sem ser romântico, provençal demais. Gosto de cores femininas com romantismo nos detalhes. Me encantei com as três últimas imagens, sobretudo, com a cozinha.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/03/2013

      É isso que acho mágico: além dos extremos, cada um acha seu meio termo em um ponto!

  4. Josiane C.Souza Tahara
    15/05/2013

    Oi MANU td bem ? Estou tentando decorar o quarto da minha filha de 13 anos … ela ja tem um guardaroupa modulado branco com maple ,cama embutida .o quarto eh bem grande e sobra espaço …não sei o que poderia fazer ..encomendei rolos de papel de parede em arabesco na cor branco c/lilas p colocar na parede de frente com a cama que eh onde fica a tv 32 ,tem alguma ideia de cor p resto do quarto ,o que eu poderia fazer p/ ficar um quarto descolado p/ uma adolecente de 13 anos .
    Obrigada …

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      16/05/2013

      Josiane, acho que a melhor alternativa seria conversar com ela, mesmo. Entender as preferências delas, que tipo de clima ela vai querer no quarto, essas coisas. Você pode ampliar o uso do prateado ou dos tons de roxo, pode incluir o amarelo para trazer contraste, o vermelho para harmonizar e aquecer, são muitas alternativas…

  5. Marisa Pretti
    20/07/2013

    Olha, eu me curvo ao seu dom, uma missão mesmo! De encantar, esclarecer, harmonizar, fazer sonhar e aguçar a vontade de realizar. Admiro tudo que é diferenciado, único, mas nem sempre é fácil seguir essa linha sem conhecimento dos elementos. Vou continuar mergulhando nas suas dicas maravilhosas e me encontrar…

    Super obrigada por compartilhar!
    Sucesso sempre.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      22/07/2013

      Que delícia de comentário, Marisa! Muito obrigada, fico feliz que te inspire de alguma forma! Bjs

  6. naiane lopes
    05/02/2014

    ola Manu,gostaria de tirar uma duvida com vc , se puder mim ajudar.
    Sabe a diferença entre fronha , almofada e porta travesseiro…?
    Sei que não tem muito haver mas me veio essa duvida ao ler sua matéria sobre decoração neutra.

    agradeço desde ja!
    um bju

  7. aline
    29/07/2014

    estou com uma duvida…. comprei sofá roxo de seda mista, é bem escuro, tem braços arredondados, que amo.o rack e a estante de livros são brancos e a parede é clara, nao sei o nome da cor, mas é quase marfim. nao sei que cor de cortina usar. nao quero branca, já é quase tudo branco… que cor eu compro? o piso é de taco marrom.obrigada. aline