Verde Esmeralda é a cor do ano

Postado por: Manu Mitre
18 de December de 2012

Todo mês de dezembro, a Pantone escolhe uma cor como aposta para o ano seguinte. O processo envolve analisar as cores que estão surgindo mais frequentemente e crescendo mundo afora, em desfiles, novas coleções de marcas e designers famosos e sabe-se lá onde mais. E desta vez a Pantone aposta que o Verde Esmeralda vai ser a cor de 2013.

verde esmeralda na decoração

A cor é entre o verde bandeira, nosso velho conhecido, mas com um quê de delicadeza parecido com o do famoso azul turquesa, que foi a cor do ano em 2010. Mas a descrição que a própria Pantone faz do Esmeralda não é de muita sutileza, muito pelo contrário, é cheia de vida e brilho. O próprio nome da cor já herda uma certa atitude, uma referência ao luxo, ao brilho e à sofisticação da  pedra preciosa.

Eu confesso que, quando a cor foi anunciada, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi a Angelina Jolie. Na sua não? Ok, foi em 2009 que ela apareceu no Oscar com aqueles brincos de esmeraldas enormes, mas como esquecer? Desde então ela vive aparecendo com jóias de esmeraldas mais discretas e, no Golden Globe de 2011, resolveu abandonar o pretinho básico e foi de vestido verde esmeralda, todo brilhante, lembram? Sem contar o vestido verde, um pouco menos vibrante, que ela já tinha usado na premiação de Cannes em 2008, toda grávida e linda. Na minha cabeça, ela é a embaixatriz da esmeralda e, sendo quem é, exerce uma grande influência no mundo todo, não dá pra negar. A cor está aparecendo com alguma importância em desfiles, análises de tendências, blogs de moda e tudo já há algum tempo, e nada me convence que tudo não começou naquele brinco. E, muitas vezes, o que todo mundo diz que é esmeralda me parece mais um verde bandeira cheio de glamour. Então, minha (humilde) leitura é que a tendência não é somente de um tom de verde, mas de um conceito, de uma atitude, que eu resolvi chamar de Verde Jolie.

verde esmeralda na moda

piso ou parede verde

prateleiras coloridasLembrando que a cor complementar ao verde é o vermelho e, com esse esmeralda mais pálido, o rosa não se destaca demais. As cores que são análogas, as que fazem combinações mais harmônicas, são o azul (turquesa fica bem bacana) e o amarelo. Mas, como toda cor, verde combina com tuuuuuudo – roxo e laranja inclusive.

verde esmeralda na decoração

Aliás, o verde esmeralda da Pantone está bem parecido com o azul turquesa, a cor do ano de 2010, então o post que eu fiz lá em 2010 sobre o azul turquesa está bem aproveitável hoje ;-)

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10

Categorias: Azul, Cores na Decoração, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração, Parede, Piso, Verde
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Isabela
    18/12/2012

    hahahha adorei a história do verde Jolie! Não tinha associado não, mas é verdade! Confesso que não gostei muito da escolha desse ano. Eu gosto do verde esmeralda, mas acho que já foi a época dele. Agora é muito mais do “kelly green”, que é parecido, mas não tão azulado. Mas quem sou eu pra contrariar a Pantone né? rsrs Bjs!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      18/12/2012

      Pois é… é o que eu tô chamando de verde bandeira. É só procurar verde esmeralda no Pinterest que só dá ele.

  2. martaReis
    18/12/2012

    Gosto muito desse tipo de verde em roupas e acessórios, mas não sou muito fã dele para decoração de casa…

  3. Isabela
    19/12/2012

    Eu o chamaria de verde Brasil, afinal, a onda agora é o Brasil né! Acho que a escolha dessa cor tem tudo a ver.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      19/12/2012

      É verdade, Isabela! Sabe que uma das fontes de pesquisa de tendências da Pantone é “grandes eventos mundiais”, né? Vamos ficar de olho ;-)

  4. Edileusa Lima
    30/09/2013

    Isso quer dizer que o verde esmeralda e o verde bandeira são o mesmo…

  5. Edileusa Lima
    30/09/2013

    É … DE ACORDO COM OS MOSTRUARIOS IDENTIFIQUEI UMA UNICA COR…ESTOU CORRETA?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      01/10/2013

      Edileusa, nome comercial de cor não significa muita coisa, tem que ver, mesmo, pra ter certeza. Mas na linguagem comum, geralmente o verde bandeira se parece muito com o esmeralda. Você viu, né?

  6. Edileusa Lima
    30/09/2013

    Na verdade essa cor é a do vestido da minha formatura. Foi uma ótima escolha na área de enfermagem, porque ela é linda…