2011: Um ano cor-de-rosa

Postado por: Manu Mitre
02 de January de 2011

Voltei, gente! Espero que vocês tenham se divertido nas festas de fim de ano e que tenham começado 2011 com o pé direito! Eu estou super empolgada e cheia de ideias novas, fotos e assuntos para compartilhar com vocês. Mas antes de começar, é importante saber o que a Pantone avisou: a cor do ano de 2011 é “Madressilva”, inspirada na flor de mesmo nome.

“Em tempos de stress, precisamos de algo para elevar nosso ânimo. Madressilva é uma cor cativante e estimulante que deixa a adrenalina correr – perfeita para afastar a tristeza. As qualidades da cor Madressilva derivam da forte ligação com sua cor-mãe, o vermelho, a cor mais física, visceral e viva do espectro. (…) Dê um toque animado na decoração com almofadas estampadas, colchas, pequenos eletrodomésticos e acessórios de mesa em rosa Madressilva. Procurando uma maneira barata para animar a sua casa? Pinte uma parede de Madressilva para uma explosão dinâmica de energia na sala íntima, na cozinha, sala, ou corredor. (…) Madressilva é alegre e dinâmica quando usada em grandes áreas como o hall de entrada da casa. A cor estimula o  apetite e a conversa, quando utilizada nas paredes da sala de jantar. Na cozinha, ela adiciona um toque divertido na mesa com jogos americanos e outros tecidos (estampados ou sólidos), vidros coloridos, velas e utensílios.”

Para 2010 a Pantone elegeu o azul turquesa. Agora é a vez do rosa.  Tenha certeza que esta cor vai estar em todos os lugares, da mesma forma que o turquesa virou mania. Mas não é um rosa Barbie, também não é o pink. É um rosa mais tranquilo, menos vibrante, o que muita gente chama de rosa queimado.

1. Toques de rosa deixaram o quarto branco mais feminino, sem exageros.

2. Tanto rosa, pra mim, começa a ficar muito mulherzinha, sabe?

 

3. Só um painel rosa em uma cozinha moderna e clean, dando personalidade na decoração.

4. Cores análogas como o vermelho e o roxo fazem uma combinação harmônica.

 A cor complementar do Madressilva é o verde, uma combinação pouco usada aqui no Brasil – as pessoas acabam associando à Mangueira. Mas dá pra usar e fica maravilhoso.

5. O verde atenua a delicadeza do rosa e os dois trazem um dinamismo suave de cores.

É possível usar o rosa para ambientes modernos e ousados, sem aquele ar romântico ou enjoativo. Pra isso dou duas dicas:

1 – Lembre que cor é somente um dos elementos para decorar um ambiente. Use o rosa em peças modernas, em móveis de design arrojado, em materiais tecnológicos e em lugares inesperados. Tire proveito dos tipos de materiais e linhas utilizadas para transmitir outras sensações.
2 – Misture com outras cores, ele perde a exclusividade e com isso vira só mais uma cor para compor a decoração.

6. Os marrons mais avermelhados (ou os vermelhos bem apagados) também dão espaço para o rosa. E o contraste com o amarelo é vibrante!

parede pink na sala
7. Ouse, e tenha um 2011 cor-de-rosa :)
 

Para quem quer testar as combinações da cor, clique na imagem - o Madressilva já está como cor principal.

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Categorias: Cores na Decoração, Decoração
Veja Também
  1. André Freire
    04/01/2011

    Muito interessante ver como dá para usar rosa na decoração sem deixar feminino demais. Ótimo post.

  2. fernanda
    09/06/2011

    muito legal bota mais coisa