Preto no Branco

Postado por: Manu Mitre
22 de January de 2013

Quando eu mostrei minha luminária pink semana passada, a Isabela ficou pedindo pra ver mais das minhas paredes e móveis coloridos. Aí, na pesquisa que eu publiquei ontem (aliás, já respondeu?) surgiram vários comentários no mesmo sentido. Sim, minha casa é bastante colorida, dá pra ficar curioso, mesmo. Eu ficaria. E eu não costumo compartilhar muitas fotos dos ambientes com vocês, é verdade.

É que eu não consigo, gente, perdoa? Primeiro que eu nunca acho que o ambiente está pronto. Sempre tem algum plano de colocar um quadro, trocar a almofada, mudar o layout. Aí eu morro de vergonha de postar um ambiente que ainda não está do jeito que eu queria. Imagina uma blogueira de moda que se acha gorda, manja? Vai tirar foto e achar que ficou feia, que precisa emagrecer só mais um pouquinho antes de mostrar o visual bacana. É doideira minha, eu sei, mas estou tentando melhorar. Acho que o projeto 52 Objetos está me ajudando nisso e já traz umas amostrinhas pra vocês, né? Um passinho de cada vez.

Mas eu também morro de medo de trazer minha casa como referência aqui pro blog, ou de que vocês interpretem dessa forma. Faço tanta questão de dizer que não tem regra, que cada casa tem a cara do dono, que é bacana ser diferente, sabe? Minha casa tem a cara da minha família, mas tem a cara do nosso momento atual. Não quero que ela represente um estilo que me defina, ou que acabe por definir um estilo para o blog. Porque tudo que me define também me limita, e eu gosto da liberdade, de brincar com a imaginação e com possibilidades. De poder querer tudo bege amanhã e ninguém achar estranho ou me julgar por isso. E meu objetivo com o blog é também te provocar a ter essa liberdade, ter a sua casa com a sua cara (e não com a minha).

Outro dia fiquei curiosa pra saber do vestido de noiva de uma amiga e ela me disse que não era do meu estilo, que eu talvez não fosse gostar. E era lindo o vestido, gente. Eu não quero que vocês achem que a casa de vocês não é do meu estilo, e que por isso eu vou achar feia, brega, sem cor. Porque quem tem que gostar da sua casa (e do seu vestido de noiva) é você. E, pode ter certeza, se for a sua cara eu vou achar o máximo. Enfim, ainda não encontrei um jeito bacana de mostrar minha casa por aqui, mas eu também vou dando meus passinhos ;-)

E nesse meio tempo encontrei uma casa toda decorada em preto e branco. E lembrei que há menos de 2 anos morávamos num apartamento todo preto e branco (olha como eu mudo da água pro vinho de repente). As cores vinham da nossa vida: da bolsa que eu deixava jogada no sofá, dos livros que estávamos lendo no momento, até da roupa pendurada no varal ou da louça secando na pia. E eu adorava. Então divirtam-se com essa casa que comprova que não é só um monte de cor que faz o ambiente ser marcante e ter personalidade.

As paredes, piso, teto e os móveis se misturam o tempo todo, fazem cada peça ser totalmente integrada ao ambiente. Ora provocam grande contraste, ora se fundem. Sobreposições de preto passam por piso, tapete, sofá e parede, quebrando regras e transmitindo uma sensação de profundidade incrível. A lareira não é só um buraco que interrompe a parede, ela faz parte do desenho de tudo que a rodeia, interage com o piso, em mais uma sobreposição de pretos, com os nichos nas paredes que guardam lenha e não interfere no visual clean da parede branca.

decoração de sala preta

A cozinha é integrada à sala pela continuidade do piso e do teto, e segue o mesmo visual clean e de linhas retas. Nem puxadores nos armários quebram o minimalismo. A sala de jantar exibe uma fotografia grande, também em preto e branco. A luminária branca suaviza com formato circular. Muita iluminação natural pelas grandes janelas e portas de vidro para não deixar a casa sombria.

decoração em preto e branco

O segundo andar mantém a estética e brinca com blocos de preto sobre fundo branco, que agora é o que dá aquela profundidade que amplia o ambiente. Repare como as persianas horizontais pretas, que costumam dar um ar comercial demais, têm tudo a ver com o projeto e trazem a privacidade que a área íntima precisa.

decoração de lavabo

O banheiro da suíte é um bloco preto, sem portas, integrado porém destacado do restante do ambiente. No quarto outra fotografia em preto e branco e a iluminação natural entra também por aberturas no teto. A iluminação artificial é amarela, para trazer um pouco de aconchego e aquecer o ambiente.

decoração em preto e branco

Morar em preto e branco não é necessariamente sem graça, né?

via

Categorias: Banheiro, Branco, Cores na Decoração, Cozinha, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração, Preto, Sala de Estar, Sala de Jantar
Veja Também
  1. Bel Herbetta

    Suspirei com a casa Manu! Acho que estou num momento preto e branco mesmo! rs… Mas como te falei, vibro com cores e casas coloridas também. E também quero ter a liberdade de ser altamente mutável! Acho que é um processo de auto-conhecimento, tem pessoas que se conhecem muito bem e tem um estilo super definido, pra decoração, pra moda, pra tudo! O bacana é ver um monte de referências, e ir descobrindo o que te faz sentir melhor né? Realmente é difícil mostrar a própria casa, no pressure! rs. Bjo!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      22/01/2013

      Mas sua pressão pode me ajudar a acelerar algumas coisas que andam paradas demais aqui em casa, hehehe

  2. Mariana
    22/01/2013

    Adoro a combinação de preto e branco, mas não gostei muito do projeto. Acho que foi por causa das linhas retas. Mas, como você disse, a gente muda todos os dias. Quem sabe amanhã eu não o ame, né? rs Faz parte da nossa essência. Por enquanto, prefiro casas com mais vida, com uma leve baguncinha organizada, sabe? rs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      22/01/2013

      Sei bem, Mariana. E eu saí de uma casa como essa daí pra uma mega colorida e cheia de brinquedos espalhados pela casa. Cada fase é uma e a casa acompanha essas mudanças, né?

  3. Priscila
    22/01/2013

    Sinceridade?
    Parece até a minha casa, triste e chata!
    Falta cor aí, por isso to mudando tuudoo por aki!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      23/01/2013

      hahahahaha, e viva o colorido!

  4. Hilla
    04/02/2013

    Que lindo, muito bom gosto! Estou construindo e amei esse projeto, moro na Alemanha e confesso, passa perfeitamente com o tempo frio que aqui tem, essa casa esta chiquerrima. Parabéns.

  5. Eleandreson Silva
    17/12/2013

    OMG! Isso é a minha cara!
    Essa casa sem dúvidas seria uma extensão de mim mesmo.
    Adoro objetividade, o mínimo possível de bugigangas a mostra, espaço, e o mínimo possível de cores.
    Lindo, muito lindo mesmo.