Decoração de macho – Cores

Postado por: Manu Mitre
25 de February de 2013

Antes de mais nada, preciso contar que fechamos mais uma parceria para o Workshop de Decoração Online e um patrocínio super especial. É pra você descer logo do muro e se matricular agora, mesmo! Estamos na última semana de inscrições e o lançamento já é na sexta-feira. Já estou organizando o grupo no Facebook, cadastrando todo mundo e preparando os finalmentes do material. Ai, essa ansiedade ainda me mata :)

A Desmobilia, uma marca de móveis pra lá de bacanas, com pegada mais vintage e super descolada, vai promover um sorteio entre os participantes que eu estou sofrendo de não poder participar – uma miniatura da poltrona Egg. Eu vou morrer de inveja de quem ganhar. Fora um descontinho que também vai rolar.

E a Oppa, uma marca que valoriza designers nacionais e tem móveis e acessórios super modernos que eu adoro é agora nosso patrocinador. Tô toda toda. Além do desconto de 15% para todos os participantes do Workshop, a Oppa vai bancar alguns descontos pra lá de generosos para quem está louco para se inscrever e anda meio sem grana. Fiquem de olho no blog e na página do Facebook deles! Tá imperdível.

E, voltando à nossa programação normal, hoje é dia de macho :-P

A gente aprende desde muito cedo a associar o azul ao masculino e o rosa ao feminino. Não é sexismo, é cultural. Quem pode me dizer em que berço vai dormir a menina e qual o berço do menino?

decoração quarto de gêmeos

via

E, assim como as cores, existem diversas outras características na decoração que podem nos parecer mais femininas ou masculinas. O que costuma gerar bons desentendimentos entre os moradores na hora de fazer as escolhas para a decoração. Recém casados, estou mentindo? E de tanto ver que “essa sala é masculina” e que o “quarto está feminino demais”, resolvi fazer uma série destrinchando o que está por trás dessas afirmações, sem julgamento de valor nenhum. Claro que tudo isso passa por estereótipos e ninguém é um estereótipo perfeito, somos variações interessantes ao redor dele. Mas entender através do estereótipo pode ajudar a identificar algumas questões importantes para decorar a sua casa, ou a chegar num acordo com seu adversário decoratístico.

Hoje vou mostrar para vocês como as cores podem fazer um ambiente ficar mais masculino. Isoladamente, nem cores nem qualquer outra característica fazem com que um ambiente seja machão, tipo Arnold Schwarzenegger. É sempre a combinação de vários fatores, que vou  mostrar ao longo dos próximos posts. Não custa lembrar, né?

Então vamos aos típicos atributos masculinos: força física, agressividade e objetividade. Que cores te parecem mais fortes, pesadas e simples?

sala em concreto aparente

via

Cores frias como o cinza, o marrom, o preto e o azul são quase propriedade masculina. Cores escuras e fechadas trazem um ar mais sério e são as preferidas pelos homens em geral. Não que todo homem seja sério nem que toda mulher seja delicada, ou eu nasci com o sexo trocado :-P, mas é o que nossa cultura nos diz, não é?

O teto de concreto aparente, os móveis pretos e cinzas, uma super estante toda preta, pesadona e o fato da própria mesa de sinuca, que seria um toque de alegria e descontração, ser preta deixam um ar super sério na sala abaixo.

sala integrada masculina

via

Vermelhos escuros são bem masculinos, e a combinação com preto ou tons de marrom reforça essa vocação.

decoração quarto preto e vermelho

via

Cores mais escuras sempre ajudam a masculinizar o ambiente, um azul petróleo, o verde oliva ou musgo, o laranja queimado.

decoração laranja queimado

decoração com armário azul

via

O amarelo também aparece em ambientes mais masculinos e até o rosa pode entrar, mas desde que o restante não seja feminino demais. Calma, calma que vamos ver isso no próximo post, sobre linhas e formas que transmitem essas características mais masculinas. E, me conta, tem alguma cor que você acha super masculina?

Categorias: Azul, Cinza, Cores na Decoração, Cozinha, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Preto, Quarto, Sala de Estar, Vermelho
Veja Também
  1. martaReis
    25/02/2013

    O azul é o clássico masculino, eu acho… já o verde, não acho tão masculino, acho mais feminino… o preto é bem “bissexual” digamos (rs), se combinado com o bege, me faz pensar na Chanel, se combinado com o verde musgo me faz pensar no Exército. Agora o rosa é bemmmmm feminino e infantil.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      25/02/2013

      É tudo tão pessoal, né? Mágico isso…

  2. Eduardo Mendes
    25/02/2013

    Excelente post! Parabéns!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      25/02/2013

      Obrigada, Edu! Feliz de ver um blogueiro de decoração falando assim :)

  3. victor fritz
    07/03/2013

    Muito bacana, estou reformando meu AP e gostei das ideias

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/03/2013

      Que bom, Victor! Dá pra fugir dos frufrus no final das contas, né?