Decoração feminina – cores de menina

Postado por: Manu Mitre
05 de March de 2013

O dia da mulher está chegando e é hora da gente falar de decoração feminina, não é? Quem acompanhou a série de posts sobre a decoração masculina sabe a minha visão sobre a generalização do que é (ou parece ser) feminino ou masculino, e que uma definição de decoração feminina (ou masculina) passa por estereótipos culturais que não se encaixam em todo mundo. Mas inconscientemente a gente atribui algumas características ao homem ou à mulher, simplesmente porque nos ensinaram isso ao longo de nossas vidas. E a ideia aqui é mostrar pra vocês como isso surge na decoração.

Começando pelas características tipicamente femininas, em contraponto ao masculino forte, agressivo e objetivo, o feminino é dócil, delicado, subjetivo. A virilidade masculina se opõe ao romantismo e à sensualidade feminina. Além do cuidado maternal que as mulheres acabam transferindo para os amigos, animais de estimação e, por que não, às próprias casas. E os ambientes femininos oferecem esse conforto de colo de mãe. Vamos ver como?

As cores femininas são mais quentes, mais suaves e leves. Tons pastel como o rosa e o lilás são as cores mais tipicamente femininas (e que mais irritam os maridos).

armarios de cozinha rosa

via

decoração delicada

via

Off-whites quentes, nudes e beges com pitadas de vermelho, amarelo e laranja ganham dos acinzentados, verdes e azuis, que são mais frios.

cor de parede neutra

via

sofa cinza e almofadas verdes

via

Marrons mais claros trazem mais aconchego do que as madeiras super escuras e pesadas.

cadeiras coloridas na sala de jantar

via

Mas cores vibrantes e quentes também cumprem esse papel ao deixar o ambiente mais aconchegante.

parede violeta

 via

estante branca colorida

via

Categorias: Bege, Branco, Cores na Decoração, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração, Madeira, Parede, Quarto, Rosa, Roxo, Sala de Estar
Veja Também
  1. Amanda Caetano
    06/03/2013

    Nossa, que decoração linda, tudo tudo perfeito. Se eu colocar uma mesa para computador branca, que não seja tanto nesse estilo mais menina, você acha que quebra totalmente ou dá pra arriscar? Quase nesse site [link removido] mas precisava tirar essa dúvida primeiro.
    Beijos, parabéns pelo blog. Adorei tudo :)

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/03/2013

      Esse rack é bem masculino e comercial, não usaria em um ambiente que eu quisesse transformar em feminino…

  2. Carolina F
    14/03/2013

    Amei as cores, principalmente o amarelo e rosa.. :)

  3. Sybylla
    19/05/2013

    Eu que não sou muito fã de rosa adorei estes tons bens suaves. Lindo mesmo. =D

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      20/05/2013

      Que bom, Sybylla! Divirta-se com o rosa :)

  4. Anna Paula
    04/07/2013

    Amei a cozinha cor de rosa, eu adoro essa cor.
    Estou procurando uma cozinha para a minha casa na cor rosa bebe, mais infelizmente não estou achando nenhum lugar do brasil que venda nessa cor.
    Alguém pode me ajudar???
    fico muito grata.
    bjss

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      04/07/2013

      Anna, existe fórmica nessa cor, mas em último caso você pode revestir com adesivo vinílico ou vidro pintado…

  5. Patricia
    10/06/2014

    Ola Manu

    Tô com duvidas tenho um sofá mostarda estou começando a decorar a sala ainda… a casa é nova ,minha parede atrás do sofá é vermelha já estou enjoada dessa cor na parede ,queria um ambiente aconchegante adorei seus post de amofadas rosa vermelha o chão da minha sala é de carpete puxado para o verde musgo escuro ,adorei seus post trabalhado com as cores o que vc me sugere me ajude por favor rs…

  6. Patricia
    10/06/2014

    haa e a cortina que cor ??