Azul – o jeans da decoração

Postado por: Manu Mitre
05 de November de 2012

Que o azul está na moda (e há algum tempo) acho que todo mundo sabe, né? Começou timidamente com o azul turquesa, como a cor do ano da Pantone em 2010, depois foi aparecendo  mais intenso e profundo: marinho, cobalto, índigo. Apareceu também nas combinações do Color Block e nas ondas de neon e pastel. E vocês já viram qual foi a cor escolhida pela Coral como a Cor do Ano de 2013? Violeta Inspirado. Sabe que cor é essa? A do jeans. É o famoso índigo. Na nossa língua se chama anil. Fica entre o azul e o violeta.

Todo mundo anda falando de azul o tempo todo e eu estava aqui, quietinha. Até que vi uma reportagem dizendo que a melhor combinação do azul era com cores neutras. Pra mim é quase a mesma coisa do que dizer que a melhor combinação pra uma calça jeans é uma camiseta branca. Ok, fica bonito, todo mundo sabe. Quem aqui não usa? É a roupa perfeita para quando estamos com pressa, sem cabeça pra pensar em moda. É a combinação mais neutra que existe, não tem erro, é pra você usar no dia que não pretende chamar a atenção, pra passar despercebido.

cortina branca com parede azul

 

Linda, mas comum, todo mundo tem, todo mundo usa de vez em quando. Por que não sair do óbvio, inverter a calça com a blusa, exagerar no branco para dar destaque a uma camisa azul?

sala branca com detalhes azuis

 

Hoje eu te convido a usar o azul intenso e profundo como coringa também na decoração, sem medo de não combinar ou de enjoar. Assim como você lida com sua calça jeans preferida. Quem vem comigo?

Podemos começar com a combinação azul e branco, mesmo. Mas em vez daquele visual limpo, sem movimento, brinque com estampas e traga mais vida à sua casa.

sofá azul com almofadas estampadas

Olha como dá pra fugir do estilo náutico e evitar aquela cara de praia, dando um ar bem urbano à decoração. E repare como a mistura de estampas não é um bicho de sete cabeças. Mantenha tons próximos e estampas em diferentes tamanhos e estilos. De novo: não tem erro.

papel de parede azul e branco no quarto

Agora podemos partir para a sobreposição de azul com azul. Pense num look todo jeans, de vários tons, texturas e formatos.

decoração com índigo

decoração azul e amarelo

E como eu conseguiria não falar da mistura com outras cores? Lembram da teoria das cores e do círculo cromático? O amarelo é a cor de maior contraste com o anil, mas tons de laranja fazem um efeito bem próximo. Esta é a combinação típica de decoração praiana, costuma ser bem alegre. Lembram daquele hotel de Miami nessas cores? Mas não é uma regra e dá pra usar em casas urbanas, em conceitos mais moderninhos ou formais.

 

decoração parede azul

O verde é vizinho do azul no círculo cromático, fazendo composições bem harmônicas. Você pode brincar com vários tons de azul e de verde para dar mais vida. Esta é uma combinação muito natural e, caso você queira um ambiente bem aconchegante, a madeira é um terceiro elemento que faz tudo ficar mais convidativo e complementa um conceito mais inspirado na paz e tranquilidade da Natureza. Linhas suaves também contribuem para esse mesmo conceito.

cabeceira de capitonê azul de veludo

decoração azul

 

Ainda harmônica, mas mais quente e alegre, a mistura com pink, violetas e vermelhos também é uma boa pedida. Você pode fazer um ambiente bem feminino usando linhas suaves, românticas. Mas para quem quer fugir do aspecto “menininha”, é só caprichar nas linhas inesperadas, estampas étnicas, geométricas e tudo que foge do lugar comum. Usar cores bem fortes, em vez de tons pastel também pode ajudar a tirar a decoração de cima do muro.

decoração com azul

E aí, quando você vê, já não é mais calça jeans e camiseta branca. É um estilo próprio, cheio de personalidade e vida.

sala azul e laranja

 As referências das imagens estão todas no meu álbum Índigo do Pinterest, para você continuar se inspirando em outras possibilidades.

E aí, você curte posts assim mais compridos ou prefere uns mais curtinhos? Conta pra mim!

 

Categorias: Azul, Cores na Decoração, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração, Pintura
Veja Também
  1. Anelise
    05/11/2012

    Adorei esse post sobre o azul, era minha cor preferida na infância e depois ficou esquecida por muitos anos… Aí há umas semanas, sem nenhuma explicação lógica, comecei a pensar em móveis e paredes para minha casinha nova em azul. Imagine uma cômoda azul “bic” laqueada, ou uma parede do banheiro em um turquesa… Gosto muito da mistura com o amarelo e laranja, mas continuo preferindo as misturas em cores lisas, chapadas.

    • Casa da Id&a
      Casa da Id&a
      05/11/2012

      Que bom que gostou! Espero que o post tenha lhe trazido inspiração para apostar de fato no azul. Depois conta pra gente como ficou.

  2. maraci
    08/11/2012

    gostei muito da decorações

  3. Bruna
    17/11/2012

    adorei esse post, era o que eu estava precisando! Tô pensando em reformar minha sala, e era o que eu estava procurando! queria saber se você tem algum simulador de ambientes pra ter uma ideia de como ficaria!

  4. maria julia cruz
    25/11/2012

    Ola,
    de que loja sao as almofadas da terceira foto?
    muito obrigada
    bjs

  5. Isa Souza
    19/04/2013

    post muito bem feito, bem explicado.. nunca tinha pensado no azul dessa forma

  6. Meire Mendonça
    19/04/2013

    oi ,amei este post da decoração azul ,estava procurando uma cor para o meu quarto ha muito tempo ,comecei comprando algumas almofadas azuis .
    Realmente combina comigo e não enjoa .é a minha cor .
    Adorei suas idéias ,bjs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      22/04/2013

      Que bom, Meire! Curta seu azul por aí!

  7. Ju Pacheco
    20/05/2013

    Minha primeira viagem no blo / site, amei este post! Mandou super bem!!! :)

    Parabéns….

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      20/05/2013

      Bem vinda, Ju, que bom que gostou :)

  8. Solange Rosa
    18/08/2013

    Tudo perfeito!

  9. Emanuele
    29/08/2013

    Parabens pelo post!! artigo de excelente qualidade! continue assim,nos trazendo inpiraçoes!!! obg!!