Cores na Decoração – tons e matizes

Postado por: Manu Mitre
18 de January de 2010

Ainda estão lembrados do círculo cromático?

circulo cromatico

Que a partir das combinações das cores básicasazul, amarelo e vermelho – sempre duas a duas, vão se criando as cores secundárias, etc? Mas nós não falamos do preto nem do branco (tinha que dividir meu surto nerd em duas partes).

O preto e o branco são os elementos neutros. Eles nos dão as matizes. Quando você quiser um azul bebê você precisa adicionar a tinta branca à tinta azul. Ou se você quiser um verde bem escuro, adiciona-se tinta preta ao verde. Outra alternativa ao preto para escurecer ou dar sombra a uma cor seria utilizando a sua cor complementar. E fazendo essas dosagens dos elementos neutros nas cores, o círculo se fecha – branco ao centro, e preto no limite.

roda das cores

Círculo Cromático – agora com as matizes.

Uma cor está saturada quando ela tem pouco branco e/ou preto, parece que brilha, chega a doer, sabe? As menos saturadas tem os elementos neutros misturados, e são menos vivas. Mas a regra de combinação de cores complementares continua valendo.

cabeceira amarela

A parede é roxa, mas bem escurecida, tem preto na composição. E o contraste com o amarelo continua lindo.

É aí que algumas pessoas começam a reclamar – “não existe cor berinjela, isso é roxo!”. De certa forma sim, elas tem razão. Esses nomes diferentes são usados para facilitar o entendimento da tonalidade exata de uma cor, já imaginou a infinidade de cores que existem?

Categorias: Amarelo, Cores na Decoração, Curso de Decoração Online, Decoração, Roxo
Veja Também
  1. Bruna Jardim
    30/04/2011

    Olá Manu! Adorei o seu blog, descobri pesquisando para projetos (sou arquiteta) e achei aqui dicas muito interessantes!
    Aqui vai uma dica para um post futuro: o uso das cores para criar sensações no ambiente… como ampliar, como torna-lo mais intimista… por ai vai! O tema cores é bem vasto, e ainda pode render muitas discussões bem legais!
    Parabéns pelo trabalho!
    Bruna

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      30/04/2011

      Oi, Bruna! Boa ideia!
      Depois conheça alguns posts sobre cores específicas AQUI.
      bjos
      Manu Mitre

  2. Tânia
    24/10/2011

    Olá Manu!
    Gostei muito do que foi falado a respeito do círculo cromático, mas estou com algumas dúvidas e gostaria muito da sua opinião. Coloquei na minha sala as seguintes combinações: sofá roxo berinjela, cortina verde azulado (cor clara) poltrona floral (bege, uva, vermelho) tapete bege (neutro) e as paredes também são de cor neutra. A sensação de gostaria de transmitir de um ambiente leve e alegre. Fiquei em dúvida quando percebi que fora as cores neutras são 03 as que predominam no ambiente: roxo berinjela, o verde azulado e o vermelho da poltrona, na sua opinião, isso é exagero?
    Desde já obrigada pela sua atenção.
    Abraço,
    Tânia

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      24/10/2011

      Oi, Tânia.
      Não existe exagero, temos que avaliar se a sensação que você tem ao entrar no ambiente é a que você procurou no seu conceito… se você está contente é porque funcionou. Mande fotos do ambiente para eu poder te ajudar melhor, ok? Vá na aba “Dúvidas” e clique no envelope lá no finalzinho do post.
      Abraço,
      Manu Mitre