Conceito de verdade

Postado por: Manu Mitre
15 de February de 2010

Saiu hoje no Design Boom o último projeto do escritório japonês de arquitetura Nendo. Não gosto de copiar posts de outros blogs, mas fazia tempo que não via um conceito tão forte em decoração e queria muito mostrar para vocês, além de fazer uma análise do resultado.

Uma clínica de saúde mental em Akasaka, Tokyo.

Além de consultas com psiquiatras e psicólogos, o que um consultório tradicional faria, esta clínica se propõe a oferecer a seus clientes / pacientes algo a mais. E usam o design de interiores para materializar sua filosofia.

O piso, confuso visualmente, a falta de cores e as cadeiras pouco confortáveis tiram tudo que o ambiente poderia ter de aconchegante e acolhedor. Bem como uma pessoa deprimida enxerga o mundo.

As portas são somente aparentes…

…as verdadeiras passagens estão onde menos se espera…

… e quando abertas iluminam o ambiente preto e branco.

O conceito é muito bem resolvido e auto-explicativo.

Os consultórios ficam atrás das estantes.

E a porta no fim do corredor leva para uma varanda, que traz luz e mostra o mundo lá fora.

Se dá resultado ou não para os pacientes eu não sei avaliar, mas que o conceito está perfeito, está. Realmente tudo que alguém precisa para voltar a ser feliz: enxergar o mundo sob novas perspectivas, descartar percepções pré-concebidas para abrir novas portas, e trazer mais luz para enxergar sem medo o mundo do jeito que ele é de verdade. Sensacional!

Categorias: Branco, Cores na Decoração, Decoração, Pelo Mundo, Preto
Veja Também
  1. patricia
    15/02/2010

    Esse chão de ilusão de optica deixa os pacientes mais louco ainda. Deve dar um barato só!!!!!!

  2. andrefreire
    18/02/2010

    Impressionante como o conceito do design combina com a função do espaço. Mas tem que ter muita coragem pra aprovar um projeto desses… gostei bastante.