Blogagem Coletiva – 12 Posts de 2012

Postado por: Manu Mitre
21 de December de 2012

O ano está chegando ao fim e é natural aquele ar melancólico, aquele comentário “nossa, como voou”, e sentir aquele cansaço de sexta-feira à tarde durante todo o mês de dezembro. Mas dar uma olhadinha pra trás e rever tudo que aconteceu no ano é confortante. Você se dá conta de que fez muita coisa, relembra os momentos de mais felicidade e percebe que, no fundo, foi um ano cheio de novidades e conquistas. Por isso resolvi aderir à blogagem coletiva que o Aprendiz de Viajante propôs e escolher 12 posts para representar o ano. Pra quem já acompanha o blog há mais tempo é uma boa oportunidade de rever o que rolou por aqui, e para quem está chegando é um ótimo ponto de partida para explorar o blog enquanto a gente tira um recesso merecido e faz um detox digital pra voltar em 2013 com pique total.

Este ano foi MUITO especial para mim e para o Casa da Id&a. Foi o ano que marcou minha decisão de transformar esta paixão numa profissão, o que tem dado bastante trabalho mas trazido grandes aprendizados. Nos primeiros meses do ano o blog ficou um pouco abandonado, já que a Alice ainda era um bebezico e era praticamente impossível me concentrar e fazer minhas pesquisas, mas aos poucos fui voltando. Conheci (ainda só virtualmente) a Débora Foresti, que virou nossa colunista de arquitetura, a Isabela Herbetta que já era uma parceira topou fazer uma coluna de paisagismo e logo, logo a Marina Teiman também entrou na brincadeira pra falar de tendências. Está sendo uma novidade trabalhar em casa e uma das coisas que mais faz falta é ter um colega do lado pra bater um papo de vez em quando, sabe? E essas meninas me divertem e me inspiram, me ajudam a renovar os ares do blog sempre, trazem novas ideias, me ensinam todo dia e aliviam essa solidão do home office. Obrigada, meninas!

Foi em 2012 que resolvi criar o “Curso de Decoração Online“, com posts mais elaborados, que exigem uma boa pesquisa e alimentam minha vontade de aprender mais. E essa é a sementinha para vários projetos que estão no forno para 2013. Entrei no projeto dos 52 Objetos, comecei uma série de posts lá no Minha Mãe Que Disse, fui convidada a responder as perguntas dos leitores da Casa Cláudia no Portal Casa.com nos meses de outubro e novembro, em plena viagem de férias e no meio da virada pro novo visual do blog, que a Karen Hofstetter fez com todo o carinho. E, por fim, chegamos ao Top 3 do Prêmio Top Blog (aguardando ansiosamente a premiação em janeiro para saber a colocação final). Ufa! Foi um ano cheio, mesmo. E escolher 12 posts para representar tudo isso não foi fácil, mas aí vai a minha lista, e adoraria saber quais posts vocês mais gostaram, contem pra mim nos comentários?

1. Toda a série de apartamentos pequenos, vale? Eu tenho a maior birra de quem fala que apartamento pequeno precisa ter paredes brancas, e tem que ser assim ou assado. Adorei falar sobre essas regrinhas que rolam por aí e mostrar o que funciona na prática, mesmo. E foram post bastante comentados e curtidos, então acho que merecem entrar na lista, concordam?

dicas decoração

2. Os três passos para uma boa iluminação na decoraçãoAdoro este post porque ele resume o básico que todo mundo precisa saber sobre iluminação sem entrar em detalhes técnicos e chatices de cálculos. Vivo fazendo referência dele para responder dúvidas de leitores e até para explicar meus projetos de decoração.

iluminação na decoração

3. Igreja em ruínas abriga projeto supermoderno. Aqui no Brasil é quase impossível imaginar a possibilidade de alguém demolir ou reaproveitar um imóvel para uso residencial, e muito menos comercial, se ele um dia tiver sido uma igreja. E nem pensar que essa reforma traga uma brincadeira estética entre o antigo e o contemporâneo. Por isso eu gostei tanto do projeto que a Débora trouxe pra mostrar pra gente – sai do óbvio, foge do lugar-comum e, acima de tudo, teve um resultado incrível.

reforma moderna

4. Princípios do Design. Ou a música e a decoração. Foi um trabalhão, mas quando ficou pronto eu só pensava: “por que não pensei nisso antes?”. Música faz parte da nossa vida desde sempre, a gente entende intuitivamente. E fazer um paralelo entre design e música fez tudo parecer mais fácil, mais acessível a todos. Eu adorei.

5. Azul, o jeans da Decoração. Jeans é outra coisa que todo mundo tem, todo mundo usa, ninguém se preocupa se combina com o resto da roupa, até porque sempre combina. E por que na decoração da nossa casa o azul é tratado diferente? Sou muito subversiva? :-P

sala azul

6. Neon na decoração. Eu não acompanho desfiles, não sou das mais antenadas em moda. Ultimamente tenho saído tão pouco de casa que só sei que alguma coisa está na moda porque vi em alguma vitrine da Zara, mas eu adoro aprender sobre o assunto. E neste post a Marina explica como os designers de moda estavam trazendo o fluo de uma nova forma, mais delicada, nada a ver com o New Wave. O que me fez olhar para essa tendência com outros olhos, além de ter aprendido que flúor é coisa só de dentista, rss.

neon na decoração

7. Cultivando temperos. Foi um post muito solicitado por vocês, um dos primeiros que a Isabela fez por aqui e até hoje é um dos posts mais visitados do blog. Ela deu dicas preciosas para quem quer ter sua hortinha de temperos, inclusive para quem mora em apartamento ou não tem um mega jardim pra esnobar os meros mortais.

temperos dentro do apartamento

8. Verde na decoração. Agora que a Pantone anunciou que a cor do ano 2013 é Verde Esmeralda, este post ganhou importância, rsss. O bacana é que tem todo tipo de verde: limão, acinzentado, clarinho e escuro. E várias sugestões de combinações.

sofá verde

9. Inspiração para piscinas – Cores. É um post super recente e que fez o maior sucesso. Gerou discussão aqui no blog e na nossa página do Facebook. Teve gente que falou que parecia que uma piscina estava pegando fogo, a outra teve medo de piscina escura porque achava que ia aparecer um sapo a qualquer momento, morremos de rir. E a Isabela vai continuar esta série falando de formatos e materiais também, ainda vai dar o que falar.

piscina laranja

10. Decoração, Ballet e Cinema – Cisne Negro. Eu fiquei tão feliz que tanta gente falou que gosta de posts sobre decoração em filmes. Eu adoro, e se conseguisse assistir mais filmes eu faria muitos mais. Acho que esse tipo de post ajuda a colocar todo mundo na mesma página porque todo mundo conhece os personagens, a personalidade de cada um, aí fica fácil fazer as relações das escolhas de cores, linhas, estilos e objetos. Vou incluir na minha lista de metas para 2013: ir mais ao cinema ;-)

quarto da Nina

11. Sobre a Falling Water. Por um motivo simples: eu acredito que a gente escreve melhor sobre o que nos desperta paixão. E Frank Lloyd Wright é a paixão da Débora, que deu uma aula sobre esta casa importantíssima para a arquitetura mundial.

Frank Lloyd Wright

12. Ideias Iluminadas. Este fica por último como um compromisso público para 2013 – a Marina já deu até dicas ótimas, eu vou arrumar uma luminária decente pra minha sala de jantar. Vergonha.

luminárias para fazer em casa

Categorias: Cores na Decoração, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração
Veja Também
  1. Mariana
    03/01/2013

    Manu, eu adoro o seu espaço! Você tem o dom de deixar todo mundo à vontade. Parabéns por isso!
    Quanto ao post, me deu vontade de ler cada um dos citados, rs! Guardarei um tempinho pra isso.
    Um beijo! Que 2013 seja um ano muito especial pra ti!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      03/01/2013

      Ô, Mari, obrigada :)
      Pode guardar esse post e ir visitando de vez em quando pra ver os posts, vale a pena! E que 2013 também seja um ano especial para você e pro seu blog também, né?
      bjs

  2. Bel Herbetta

    Ainda não tinha comentado por aqui! Parabéns por todas as conquistas em 2012, que 2013 seja ainda melhor! E obrigada por me colocar no barco junto, tem sido uma ótima experiência e espero poder continuar sendo sua colega de trabalho virtual rs.
    Como eu sempre digo acho o conteúdo e variedade dos posts por aqui fantástico, fica difícil escolher! A série de ambientes pequenos é daquela pra voltar e espiar sempre que precisar, o post sobre iluminação também. O post sobre Jeans na decoração foi um dos meus favoritos. Os posts da Débora e da Marina também sempre são uma injeção de novidade, adoro! Feliz 2013!!

  3. francieli knak
    10/09/2013

    nossa fiquei muito surpresa,com tantas novidades e ideias fantasticas,como trabalho com materiais diversos entre eles lustres,pendentes,luminarias etc…achei muito interesante adorei.