Equilíbrio e simetria

Postado por: Manu Mitre
10 de December de 2012

Continuando a nossa série sobre os princípios do design aplicados à decoração, hoje é dia de falar sobre o tal do Equilíbrio.

Se a gente procurar no dicionário, equilíbrio é sempre algo estático, sem movimento. É um estado de repouso, está ligado à estabilidade, à igualdade de forças e pesos, a características que não se alteram com o tempo. É só pensar o que você entende quando alguém diz: uma disputa ou um jogo equilibrado, equilíbrio econômico, uma pessoa equilibrada.

Os pesos que tentamos equilibrar no design de interiores são visuais, e a balança é o nosso olhar. Um sofá grande e preto em um ambiente todo clarinho “puxa” nossos olhos para baixo,  que é onde o sofá está. Uma luminária vermelha pode contrabalancear o peso visual do sofá e chamar a atenção para outro ponto do ambiente. Dessa forma, nosso olhar não fica concentrado só no sofá e, ao percorrer o caminho entre esses dois pontos “pesados”, você consegue apreciar outras regiões do ambiente.

Uma decoração equilibrada geralmente transmite mais estabilidade, portanto tranquilidade. Um desequilíbrio forte pode provocar mais movimento e, talvez, inquietação.

O jeito mais fácil de equilibrar um ambiente é através da simetria. A simetria pode ser perfeitinha, como se um lado fosse o espelho do outro, usando exatamente os mesmos objetos, às mesmas distâncias do eixo de simetria. O visual vai ficar bem formal, sério.

sala de jantar branca e bege

Mas a simetria também pode ser mais livre, aproximada. É só pensar numa balança com pedras de diferentes tamanhos e pesos tentando equilibrar os dois lados.

piscina coberta

Mas você pode ter equilíbrio sem simetria também.

Ou optar por não ter equilíbrio.

bancada vermelha na cozinha

O importante é saber que grau de equilíbrio e simetria você deseja para um ambiente e o porquê ;-)

 

Imagens:  1 | 2 | 3 | 45 | 6

Categorias: Arquitetura, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Quadro, Sala de Estar, Sala de Jantar, Sofá
Veja Também
  1. mariana
    16/12/2012

    Seus posts são ótimos!!! Adorei as explicações em torno do equilíbrio visual de ambientes. É isso mesmo, do jeito que escreveu ficou bem fácil de entender! Beijos!

  2. Angela Vieira
    04/01/2013

    Radial, simétrico, assimétrico. É bacana quando a gente começa a entender isto! Começamos a perceber que decorar não é apenas bom gosto, mas sobretudo técnica e conhecimento.

  3. Angela Vieira
    04/01/2013

    Ah! E que foto inicial é esta com este casal? Equilíbrio perfeito, bom gosto absoluto, preocupação com a estética, com ela por baixo, quantos anos de exercício até chegar a este estágio. Muiiitos parabéns a este casal!

  4. michele
    20/02/2013

    Como é bom olhar pra uma foto de um ambiente ou diretamente pra um ambiente e não apenas ver as cores, as combinações mas se sentir equilibrado. Um ambiente bem trabalhado faz a gente se sentir tão bem!!! Parabéns pelo post.

  5. Jackeline Antunes
    23/08/2014

    Adorei!!!!!!!!
    Explicação perfeita e clara!