Pouco espaço? Use a criatividade!

Postado por: Débora Foresti
20 de June de 2013
Gente, eu achei esse projeto o máximo e resolvi compartilhar com vocês num post rápido.
sala que vira quarto
Aqui o vídeo do morador mostrando como tudo funciona: 8 ambientes em 40 metros quadrados
O dono desse apartamento no Soho, em Nova York é o fundador do site treehugger.com, que é um portal com várias dicas e notícias ligadas à sustentabilidade, etc. Apesar do apartamento ter apenas 40m2, as soluções de aproveitamento desse espaço são super interessantes. Ele anunciou no seu site que gostaria de ideias de projetos e acabou recebendo milhares de sugestões. Os vencedores foram dois estudantes da Romênia, que fizeram todo o projeto.
Ele começa mostrando o escritório e diz que é um fã da standing desk, ou seja, de usar a mesa de trabalho estando de pé. A própria gaveta (onde ele guarda o teclado e o mouse sem fio) já se transforma na superfície da mesa.
mesa de trabalho
A cama atrás do sofá (o qual, por sua vez, é um tipo de um baú) já é uma solução antiga, mas nesse caso o que me chamou a atenção foi o pé da cama, que é uma prateleira. Um telão e os alto falantes são embutidos no teto, junto com todos os fios, etc. Todo o espaço que sobra é aproveitado para armários que vão do chão ao teto.
loft com cama embutida
No banheiro, a divisão de espaços respeitou diferentes funções: o sanitário fica num cubículo fechado com porta. Já que em um apartamento tão pequeno uma das maiores questões é a acústica, ele defende que esse cubículo serve para fazer ligações particulares quando o outro estiver dormindo. A parede onde está o computador pode ser puxada e transforma-se em um quarto de hóspedes com um beliche e armários! Uma cortina garante privacidade.
beliche embutida no armario
Na cozinha, o que eu achei super interessante foi a mesa montável que está embutida no móvel que forma a pia. Ela quase não ocupa espaço quando fechada e se transforma em uma mega mesa de jantar com nada menos que 10 lugares! Vejam a montagem da mesa aqui.
mesa montavel
Na cozinha, propriamente dita, tudo é embutido. Até o fogão é desmontável e guardado em gavetas – assim ganha-se superfície livre. E o forno tem dupla funcionalidade: convencional e microondas. As baterias dos aparelhos eletrônicos são carregadas através de plugues que se conectam às placas que captam energia solar.
A palavra-chave aqui acho que é trilho. Tudo desliza, tudo é guardado em gavetas, armários e nichos para que o apartamento não fique entulhado. Tudo feito sob medida em ótima marcenaria, mas com um excelente projeto antes.
E aí, gente? Me digam o que vocês acharam! É claro que é bem específico para esse cara, mas dá pra tirar várias ideias legais, hein?
Fonte: Gizmodo
Categorias: Armário, Arquitetura, Banheiro, Cama, Cozinha, Decoração, Estante, Home Office, Inspiração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Bel Herbetta
    20/06/2013

    Que incrível! Quanto será que custou?
    Tinha esquecido essa história de standing desk, é mto legal!! Será que reviso meu projeto do escritório??? hahhahaha…
    Adorei!! bjos!!

    • Dedé
      20/06/2013

      Bel, acho que barato não foi, né? Porque além da marcenaria, que já é fora do padrão, envolve outros profissionais, como o designer, o arquiteto. Mas eu acho que em alguns casos, vale muuuuito a pena pagar!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      24/06/2013

      Barato não deve ter sido… mas eu não consigo me adaptar ao standing desk, adoro enrolar as pernas na cadeira…

  2. Livia
    20/06/2013

    me desculpa, mas esse tapete estragou tudo. Tenebroso.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      24/06/2013

      Hahahaha. Bom que tem gosto pra tudo, né?

  3. Juliana Amado
    21/06/2013

    Acho que eu já tinha visto isso em algum lugar, só não faço a menor ideia de onde. Se eu fosse morar aí, colocaria um sofá colorido e revestiria algumas portas com tecido adesivo. O projeto é interessante, mas achei que faltou “calor” (aliás, eu sempre acho isso, né? rs). Acho que eu amo p&b só na fotografia mesmo. =P
    Beijos!

    • Dedé
      23/06/2013

      Juliana, tive a mesma impressão que você. Ficou ótimo, mas agora falta imprimir a personalidade dele em alguns cantos, pra não ficar essa coisa estéril, né?
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijos

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      24/06/2013

      Pois é, cada um no seu estilo, né? Mas as soluções funcionais são bem legais, não?

  4. Zoleide
    26/06/2013

    Olá! minha pergunta não tem nada a ver com este post, mas se puderes me ajudar agradeço. Comprei um estofado cinza, mas estou tendo problemas pra combinar com o tapete, queria um listrado, mas ô coisa difícil, pensei em um tom de cinza diferente do sofá, o meu piso é bege claro. Te agradeço muito se me ajudar. P.S. adorei o seu site, muito bom mesmo.bjs! Zoleide.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      02/07/2013

      Zoleide, fiz um post sobre tapetes que acho que pode te ajudar, olha aqui.

  5. ALEX ALBANO
    28/06/2013

    BOA TARDE GOSTARIA DE ALGUMAS IDEIAS PARA PINTAR MEU AP.COM CORES E PAREDE RUSTICA PODE ME AJUDAR?

    GRATO: ALEX

  6. Cícero
    10/05/2014

    Gostaria de receber informação sobre aonde posso comprar esta mesa. Fiquei muito interessado.
    Agradeço pela ajuda.
    Cícero

  7. ruan
    19/05/2014

    quanto custa em media mande-me um email quero saber mais sobre