Lareira pra que te quero

Postado por: Manu Mitre
08 de May de 2013

Lareira sempre me remete às rodinhas em volta da fogueira que deviam rolar lá na Idade da Pedra. Imagino os “causos” de caçador sendo contados para as crianças e as carnes sendo assadas para matar a fome da galera. A fogueira era o centro de um encontro social, o que fazia a família se reunir para conversar e matar as saudades num lugar quentinho.

decoração com lareira

Muito mudou de lá pra cá, mas nesse friozinho uma lareira (que é uma fogueira indoor, vamos combinar) ainda pode ser um belo ponto de encontro. Até pra fugir da TV de vez em quando e curtir um contato olho no olho de quem mora com a gente, né?

decoracao sala contemporanea neutra

Ela não precisa ser o centro das atenções de um ambiente, principalmente se o número de vezes que ela for acesa durante um ano for pequeno. Também não precisa colocar a TV em cima dela, como se vê muito por aí. Ela pode ficar num cantinho, se integrar à decoração com sutileza e fazer bonito.

Além da estrutura tradicional em alvenaria, existem opções suspensas ou com coifas que levam os gases e a fuligem para fora da casa. Você pode aproveitar para trazer um ar mais bucólico e rústico para sua casa ou causar justamente o impacto de linhas contemporâneas em um objeto tão tradicional.

decoracao de sala com lareira

decoracao com lareira

decoracao moderna com lareira

As lareiras a gás ou a álcool têm a vantagem de não precisarem de exaustão e chaminé e se encaixam nos lugares mais inesperados, em projetos fantásticos. Existem até unidades portáteis, que você leva com você ao mudar de ambiente, olha que delícia?

lareira ecologica

lareira a alcool

 

Imagens: arkpad e Viesso

 

Categorias: Arquitetura, Decoração, Inspiração, Sala de Estar
Veja Também
  1. Cleonice
    08/05/2013

    Oi Manu! Acho super lindo e aconchegante uma lareira na sala! Acredito que para nossa realidade, onde faz calor quase o ano todo e só fica realmente frio de um a dois meses por ano, a ideia de lareira à gás ou à álcool é mais interessante, até mesmo pela praticidade para higienização, né?
    Na minha pasta “um dia” (como vc diz) tem várias inspirações de lareira.
    Vontade mesmo é de morar num lugar frio sempre! Acho que nasci de meias! :P
    Beijos!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/05/2013

      Cleo, se você soubesse como meus pés são frios a gente trocava de lugar, hehehe.