Elementos do design: Linhas retas

Postado por: Manu Mitre
18 de July de 2013

Estão lembrados que os elementos de design são como os ingredientes de uma receita de bolo? Que cada um tem um papel importante para se conseguir um bolo ambiente bonito e gostoso? Resolvi começar falando de formas e linhas, da diferença entre um bolo quadrado ou redondo, por exemplo. Ok, na sua casa você não tem muita opção, escolhe a forma que entra no forno e que cabe a receita. Mas se você for encomendar um bolo para o seu casamento, para uma festa de aniversário ou para um evento importante, o formato faz toda a diferença, fala a verdade. Então aproveita as dicas de hoje pras duas coisas.

As linhas de um desenho podem ser retas ou curvas e a diferença básica entre o que cada tipo transmite é seu grau de seriedade. As linhas retas são racionais, duras e formais. As curvas se parecem mais com a Natureza portanto transmitem mais dinamismo e liberdade, são sensuais. Mas pensa que quando essas linhas se encontram no canto, forma-se um ângulo. Se elas se encontram em quinas vivas, ângulos retos (de 90 graus), você reforça essa racionalidade, precisão matemática e estabilidade.

cozinha moderna

Mesmo que se use linhas curvas, ângulos bem marcados interferem para deixar o ambiente mais sério e formal. Olha como fica uma combinação de linhas curvas e ângulos retos – um ambiente clean e moderno.

decoração clean e moderna

Se os ângulos entre essas linhas forem menores, vão provocar linhas inclinadas, trazendo um quê de instabilidade, de movimento e vida.

decoração moderna

Combine essas variações de tipos de linhas e ângulos e olha no que chegamos:

Um bolo quadrado e de cantos bem marcados tende a ser um bolo formal. A simetria perfeita de um quadrado não dá muita liberdade para descontração e reforça esse seu ar meio cerimonioso. Da mesma forma, as linhas e ângulos retos transmitem formalidade nos ambientes. Mesas quadradas, cantos vivos, acabamentos retos e a ausência de curvas fazem um ambiente mais sóbrio e frio, quase duro. Mas à medida em que arredondamos os cantos vai surgindo um clima mais leve, uma formalidade mais sutil, mais delicada, as quinas suaves atenuam a dureza das linhas retas e simples. É aquele ambiente clean e moderno, mas com um aconchego gostoso que vem das curvas mais naturais.

decoração aconchegante e moderna

Agora comece a trazer ângulos diferentes e curvas irregulares e veja um bolo se transformar. Um ambiente também ganha liberdade e descontração quando se desamarra das formas e disposições quadradas e retangulares que o mundo insiste em nos empurrar há séculos. Layouts também não precisam imitar o formato das paredes e os móveis podem se organizar em linhas inclinadas ou curvas se a intenção for dar essa sensação de dinamismo. Mas isso é assunto pro próximo post, aí a gente fala dessas curvas deliciosas ;-)

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Fotos e receitas dos bolos AQUI

Categorias: Arquitetura, Curso de Decoração Online, Decoração, Design, Destaques do Mês, Móveis e Acessórios
Veja Também
  1. naia silva
    21/11/2013

    adorei estas fotos sou apaixonado por decoraçaõ

  2. RENATA PROENÇA
    05/12/2013

    TUDO MUITO LINDO!!!