Eu quero trabalhar aqui

Postado por: Débora Foresti
15 de May de 2013

Fazia um tempo que eu tinha vontade de mostrar um escritório aqui. Sabe, como eu trabalhei por dois anos com design de interiores corporativos, esse é um assunto que me interessa profissionalmente. O problema é que eu nunca tinha achado um projeto interessante, que fugisse do óbvio e tivesse ideias boas, que pudessem, por que não, inspirar até as nossas casas. E eis que esses dias eu achei um projeto interessante! Tudo bem que é de um escritório e showroom, mas acho que tem umas ideias bem legais.

A DK Project é uma loja de iluminação e móveis de Moscou e seu novo escritório/showroom foi projetado pelo escritório Megabudka. O objetivo principal, segundo os arquitetos, era criar um ambiente de trabalho muito claro e multifuncional, onde os funcionários se sentissem inspirados a trabalhar e os clientes atraídos a comprar seus produtos. O atrativo é que o mobiliário e as luminárias vendidas na loja são colocadas em uso no escritório e/ou exibidas em decorações funcionais.
decoracao loja de moveis
decoracao escritorio
Cada sala do edifício é delimitada por uma forma de paralelepípedo, o que faz com que a transição de um espaço para o outro seja bem marcada. Além dos gabinetes e salas de reuniões que são uma obrigação em qualquer escritório “respeitável”, o projeto conta ainda com espaços de socialização, com sofás macios e amplos.
paredes de madeira
O que eu achei muito interessante foi essa modulagem, que delimita cada um dos ambientes e quando “juntada”, dá a forma do edifício.
arquitetura de loja de moveis
arquitetura comercial
Além disso, a mistura de cores com luminárias super descoladas, dá um toque vibrante ao ambiente e acaba destacando os móveis expostos ali.
Eu acho que dá pra gente tirar várias idéias para as nossas casas desse projeto. Primeiro é que sabendo usar cor e a iluminação correta, tem-se um resultado fantástico e o ambiente fica com uma cara muito diferente e dinâmica, principalmente se misturados a elementos mais neutros como madeira ou concreto. A outra é que dá pra misturar madeira, tijolo a vista e concreto aparente em um mesmo ambiente (contanto que seja grande), sem ficar muito demais da conta. Outra dica é que mesmo sem muitas aberturas para a entrada de iluminação natural, você consegue um ambiente claro e iluminado. Basta ter luminárias e, principalmente, lâmpadas eficientes. E o último, que é um gosto totalmente pessoal: um ambiente branco total pode passar a sensação de esterilidade, mas como é lindo!
decoracao branca
Todas as fotos daqui
Categorias: Arquitetura, Branco, Cores na Decoração, Decoração, Inspiração, Pelo Mundo, Porcelanato, Sala de Estar, Sala de Jantar, Tecidos
Veja Também
  1. Bruno Etchepare
    16/05/2013

    Incrível o projeto desse escritório!

    O conceito das caixas modulares segue um conceito semelhante, embora em outra escala, a esse escritório na Austrália sobre o qual escrevi no fim do ano passado:
    http://talk.arkpad.com.br/arquitetura/clive-wilkinson-o-projeto-do-escritorio-do-futuro

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      17/05/2013

      Bruno, bem bacana esse projeto também. Engraçado como tudo é uma reinvenção do que já foi feito, né?

    • Dedé
      21/05/2013

      Bruno, fantástico esse projeto, hein??? Não conhecia, mas adorei… tb trabalharia aí, fácil, fácil :)
      Obrigada por comentar!

  2. Bel Herbetta
    Bel Herbetta
    16/05/2013

    Realmente maravilhoso esse escritório! Acho que as cores, os materiais e a iluminação deixaram o lugar super convidativo e agradável, por isso que dá mesmo vontade de trabalhar aí! E estes módulos achei incríveis pra criar ambientes sem a necessidade de “salas fechadas”. Adorei Débora!! Bjs

    • Dedé
      21/05/2013

      Bel, tb adorei esses módulos… ai ai :) e achei as combinações de cores lindas!
      Beijos!