Modernista mas pertinente!

Postado por: Débora Foresti
27 de March de 2013

Vou logo confessar que, a princípio, eu não gostei dessa casa que eu mostro para vocês hoje. É um sentimento de que é tudo mais do mesmo: modernismo, Le Corbusier, brutalismo e zzzz… vou te falar que me dá sono. Mas daí, você olha com mais cuidado e vê algumas soluções muito bacanas e todas aquelas características que antes te pareciam só uma repetição de um tema copiado à exaustão, são, na verdade, pertinentes.

casa modernista

arquitetura angulos

A forma irregular, com os volumes se conectando em ângulos estranhos, derivam das dificuldades do terreno. Sim, ele é plano, mas visto em planta, está longe de ser retangular, e faz com que a casa tenha essa forma que lembra um peixe (não lembra?).

arquitetura em terreno irregular

solucao arquitetura terreno irregular

casa em terreno irregular

Cercada por palmeiras, aproveita suas sombras, que permitem ambientes luminosos, mas sem sol direto. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram as portas de correr de vidro, que vão do chão ao teto e deixam o ambiente da sala totalmente aberto ao jardim.

sala com sacada

decoracao da sala

Também gostei que a estrutura foi muito bem pensada e o ângulo agudo das paredes não precisa de um pilar, fazendo com que você note ainda mais essa forma inusitada.

paredes livres de vidro

Notem também que as janelas do andar superior são como molduras para a paisagem exterior – quem precisa de quadros, né? Me lembrou dessa casa aqui.

parede de vidro

Fiquei pensando bastante se precisava ser assim: essa caixa branca, com janelas que são apenas aberturas: com o mínimo de moldura e outro material que não vidro. Cheguei à conclusão que seria muito difícil obter um resultado tão bom se adotasse um outro estilo arquitetônico. Pode não ser um projeto bonito, mas é eficiente. E daí, vem aquela questão de forma ou função novo…

Arquitetos: Shieh Arquitetos
Onde: São Paulo
Ano do projeto: 2012

Imagens: ArchDaily, homedsgn e Xaxor

Categorias: Arquitetura, Decoração, Inspiração, Vidro
Veja Também
  1. Bel Herbetta

    Adorei a casa! Essa abertura total pro jardim e janelas “molduras” são o máximo! Acho que o bacana deste estilo de arquitetura é isso, ela tem um “refinamento” no projeto que você vai descobrindo aos poucos, nos detalhes… Não está tentando agradar ninguém à primeira vista, com “maquiagem” sabe? To viajando demais na filosofia arquitetônica? rsrs. Bjs! (parece um peixe mesmo!!)

  2. Juliana Amado
    27/02/2013

    Eu sou uma leiga, mas tenho opinião. Acho que uma arquitetura eficiente hoje pode não sê-lo amanhã. Você já deve ter ouvido falar no Palácio Gustavo Capanema. É um prédio modernista que foi projetado por Niemeyer, e tem os tais pilotis e azulejos de Portinari. Isso em meados de 1938.
    Eu trabalho nesse prédio hoje, e posso dizer o perrengue que passamos aqui. Aqui nossas paredes são janelões de vidro. De fato, a gente trabalha com as luzes apagadas durante o dia, a não ser que esteja um tempo feio. O Capanema foi projetado para não precisar de ventilação artificial, e captar ao máximo a brisa da natureza. Isso nos anos 40 funcionava.
    Mas e hoje? Quando está ventando, ok. Mas quando não venta e a temperatura lá fora é de 34°, aqui dentro chega a 44,7° porque a porcaria do vidro retém o calor. E ainda tem o agravante de que não conseguem colocar ar condicionado central, porque não tem paredes e não pode fazer uma intervenção radical porque o prédio é tombado.
    Nessas horas de calor escaldante eu tenho raiva do Niemeyer. Prédios muito mais antigos conseguem ter ventilação e nós não.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      27/02/2013

      Ju, Niemeyer é muito controverso por isso. Ouço esse tipo de comentário sobre praticamente todos os edifícios (principalmente públicos) que ele fez. Essa discussão dá um super pano pra manga né, Dé?

      • Dedé
        28/02/2013

        Com certeza Manu, muito pano pra manga… as pessoas discutem até hoje! Mas uma coisa que eu me esqueci de falar no meu comentário é que janelões de vidro sendo usados em edifícios, no centro da cidade são muito diferentes desses usados nessa casa. Veja que aqui, são usados no térreo apenas, justamente pra aproveitar a sombra das árvores e não receber a luz direta que deixaria o ambiente muito quente. No primeiro andar, propenso a receber mais sol e luz direta, as aberturas são poucas e, acredito, planejadas. Um edifício, no centro da cidade, que recebe luz do sol diretamente, vai ser um transtorno mesmo.

        • Manu Mitre
          Manu Mitre
          28/02/2013

          E estando no térreo também são mais fáceis de serem limpos, né?

  3. Dedé
    27/02/2013

    Juliana, com certeza, você está com toda razão. Frank Lloyd Wright tem uma frase famosa: “o médico pode enterrar seus erros, mas o arquiteto pode apenas aconselhar seus clientes a plantar videiras”. Fazendo alusão às plantas que crescem grudadas aos muros e tomam conta do lugar todo se forem deixadas naturalmente – hahaha
    Só digo isso porque é a mais pura verdade. Talvez por vaidade, talvez por querer provar um ponto, talvez por realmente acreditar que aquilo é uma ótima arquitetura ou talvez por ingenuidade. O arquiteto está sempre procurando inovar e “fazer a melhor arquitetura possível”. E ele está criando para milhares de pessoas, mas o seu repertório é de apenas uma pessoa. Como faz? Olha, eu não tô defendendo o Niemeyer não… mas no caso particular dessa casa, eu acho que realmente as soluções encontradas melhoram o problema e que é diferente de ser “moderno” só por ser moderno, entende?

    Bela, é isso mesmo. Geralmente sou contra ornamentos exagerados, essa maquiagem que vc fala. Mas às vezes acho tão bonito… hehe

    Obrigada pelos comentários meninas!

  4. Emanuelle
    28/02/2013

    Alguém tá precisando de uma moradora nessa casa?? Eu me candidato. rs’ lindo de morrer, não me importaria de morar nessa casa.

    • Dedé
      05/03/2013

      Que bom que gostou Emanuelle!

  5. Mary
    04/03/2013

    Olá meninas! Em primeiro lugar, adoro acompanhar as dicas de vcs! Minha casa tem uma estrutura modernista; a sala com pe direito duplo tem paredes com vidros e uma janela fixa central como a moldura desta linda casa que vcs apresentaram na parte superior. O lado positivo eh que tenho um lindo quadro externo; o lado negativo eh o sol da tarde!! Ficar na sala neste horário somente com óculos de sol. É importante avaliar o posicionamento destas janelas (principalmente sol da tarde) para evitar problemas como este, além da perda de privacidade na casa. Abçs a todas!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      04/03/2013

      Bom ponto, Mary!

    • Dedé
      05/03/2013

      Com certeza, Mary. Por isso que um bom projeto é essencial. É trabalho do arquiteto verificar o posicionamento das janelas e se certificar de que é o ideal.
      Obrigada pelo comentário ;)