BGourmet em Salvador

Postado por: Manu Mitre
23 de August de 2010

Quem mora ou vai passar por Salvador está com sorte. Começou o BGourmet, no Estacionamento G1 do Shopping Barra, entre 18 de agosto e 05 de setembro. Além de ter ambientes muito bacanas inspirados no Solar do Unhão, estão oferecendo vários cursos gratuitos para os candidatos a gourmet.

Achei bem bacana o Solar do Unhão ter sido a inspiração para os arquitetos e decoradores desta edição do BGourmet. É um conjunto arquitetônico importante, foi construído no século XVII e, desde então, já foi de tudo. Seu nome faz referência a um de seus ilustres moradores, o desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco, que viveu no casarão por volta de 1690.

casa grande e capela

Vista aérea do Solar do Unhão, construído de frente para o mar.

Entre os séculos XVIII e XIX, o Solar passou por uma fase de declínio, chegando a abrigar fábricas de todo o tipo, inclusive rapé e trapiche, foi depósito para o porto de Salvador e até quartel dos Fuzileiros Navais na II Guerra Mundial. Na década de 1940, o conjunto foi tombado como patrimônio histórico e artístico e, posteriormente, adquirido pelo Governo da Bahia, para abrigar o Museu de Arte Moderna.

Para o projeto de reforma e restauração, contrataram ninguém menos que Lina Bo Bardi.

solar do unhao

A escada do museu, projetada por Lina Bo Bardi

Hoje em dia, um restaurante ocupa a antiga senzala, o museu abriga obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari e o jardim expõe inúmeras esculturas.

Parabéns, Brastemp, realmente uma excelente fonte de inspiração!

Abaixo uma galeria de fotos que tiramos dos ambientes. Para aumentar, basta clicar em cada uma.

Add to Facebook Add to Twitter

Categorias: Arquitetura, Decoração
Veja Também

Comentário Fechados.