Venda sua casa com um bom anúncio

Postado por: Manu Mitre
23 de April de 2013

Semana passada eu dei 5 dicas gerais sobre como vender (ou alugar) o seu imóvel, lembram? Hoje vou falar um pouco mais sobre como descrever seu imóvel de forma a atrair potenciais clientes. Lembre-se que numa busca por imóveis, você vai enfrentar diversos concorrentes e o seu cliente vai precisar priorizar o ele está vai ter tempo para visitar. Seja um dos escolhidos, chame a atenção, diferencie-se dos demais. Parece fácil descrever uma casa, mas não é. Uma descrição muito simplista pode deixar várias dúvidas e te mandar para segundo plano, e uma descrição cheia de detalhes mas sem um foco definido vai dar preguiça em qualquer um. Vamos aos itens mais importantes:

1 – Defina seu público-alvo

Quem você acha que vai gostar de morar ali? Uma família com 3 filhos, um executivo solteiro, um casal jovem? Pessoas mais urbanas ou mais da Natureza? Simples ou sofisticadas? Será que seu imóvel poderá ser comprado por investidores que querem reformar ou construir? Imagine seu cliente mais provável, quem vai ser feliz morando ou investindo ali.

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Avaliar a localização é fundamental para traçar um perfil adequado do seu cliente potencial. A casa está perto de ruas e avenidas importantes, de escolas, parques, clubes ou hospitais? O acesso é fácil por ônibus ou metrô ou é uma casa mais isolada e longe do agito da cidade? É uma região que está se valorizando, é mais residencial ou comercial?

Além da localização, a estrutura do imóvel também é relevante: número e tamanho dos quartos, de banheiros, se tem ou não suíte, se tem quintal ou varanda, piscina ou churrasqueira, garagens, escadas ou elevador. Quantas pessoas podem viver confortavelmente ali? Talvez uma boa casa possa ser transformada em um imóvel comercial e vire um consultório, um escritório, pense nas possibilidades.

2 – Descubra onde está seu cliente

Com o perfil do seu cliente em mente (esse morador ou investidor perfeito que você inventou), tente descobrir como ele vai procurar pela sua casa e onde você tem que estar disponível para que ele te encontre. Que imobiliárias ele vai procurar? A mais famosa da cidade ou as pequenas imobiliárias das redondezas? Hoje em dia existem imobiliárias super especializadas em imóveis mais sofisticados, em apartamentos pequenos, em casas de campo, em imóveis para reforma ou só comerciais, para citar algumas possibilidades. Se sua casa se encaixa em algum desses nichos, procure uma imobiliária que saiba trabalhar nele.

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Além de imobiliárias, seu cliente potencial deve procurar oportunidades em jornais ou na internet? Em quais sites ou jornais? Escolha quais serão os seus canais de divulgação prioritários e foque nesses. Isso é muito importante para que você consiga otimizar seu esforço e seu dinheiro. Deixar sua casa nas mãos de 10 imobiliárias pode significar MUITAS visitas e um trabalhão para você sem, necessariamente, conseguir boas propostas. Anunciar em jornais ou em sites especializados vai te custar um bom dinheiro e te dar um trabalho enorme de dar retorno às pessoas interessadas. Foco é importante para otimizar tudo isso.

3 – Liste os pontos fortes do seu imóvel

Sabendo quem vai se interessar por morar ali e onde você vai anunciar seu imóvel, vai ficar muito mais fácil decidir quais informações são as mais atraentes para seus candidatos a compradores. Defina uma ou duas características que vão chamar a atenção do seu público-alvo. O que você imagina que vai ser o ponto alto para seu provável comprador? Destaque isso no título ou na primeira frase do seu anúncio. Lembre-se que o que parece ser um ponto fraco para alguns pode ser tudo o que outra pessoa procura, então use as características da sua casa a seu favor. Não tenha medo de dizer que é um apartamento perto de uma avenida movimentada. Tem gente que vai fugir porque não quer viver perto de barulho e poluição, mas tem gente doidinha para morar no centro e ir trabalhar de bicicleta. E é justamente essa pessoa que você quer que faça uma visita, pois a outra dificilmente faria uma boa proposta. Ainda bem que tem gosto pra tudo, explore isso.

No título ou na primeira frase dê destaque à localização e à estrutura da casa. Veja alguns exemplos: apartamento reformado a 5 minutos do metrô, casa antiga de cômodos amplos e longe do agito, loft perfeito para estudantes da USP, casa segura em uma vizinhança agradável no coração do bairro X, vista incrível para o parque Y, ótimo loft para curtir a boemia do bairro Z, ou para receber amigos, e por aí vai. Não encontra inspiração? Explore anúncios de imóveis concorrentes e veja como você pode se diferenciar.

4. Descreva o imóvel em detalhes

Algumas informações da sua estrutura são essenciais – tipo do imóvel (casa de rua, de vila ou condomínio / apartamento, kitinete ou cobertura / lote, chácara ou galpão); área útil ou construída, área total do lote, número de dormitórios, suítes e banheiros, vagas de garagem. Mas outras informações podem (e devem) ser incluídas para reforçar as características que seu público alvo vai gostar. Quem procura um lugar pronto para se mudar valoriza armários embutidos e casa reformadinha. Se é uma casa no litoral, o piso frio pode ser um diferencial. Se é num lugar frio, o aquecimento central é quase necessário. Aquecimento solar ou a gás são sempre interessantes. Assim como pisos de madeira e uma vista bonita. Uma boa área de serviço, uma varanda, churrasqueira ou forno de pizza, piscina, banheira de hidromassagem, cozinha integrada com a sala e vários outros detalhes podem ser citados para facilitar o entendimento de como é o imóvel. Mas seja descritivo no que realmente interessa ao seu público-alvo. Não precisa dizer que a cozinha é toda azulejada ou que o box é Blindex se o público-alvo é de gente mais sofisticada e moderninha, por exemplo. Mas se for um imóvel mais simples isso pode ser, sim, um diferencial.

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Não seria muito bacana encontrar um imóvel que descreve exatamente o que você procura ou mais gosta? Faça seu cliente se sentir feliz assim, suas chances de vender ou alugar rápido e por um bom preço só aumentam!

Categorias: Achado, Decoração, Pelo Mundo
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  1. Juliana Amado
    24/04/2013

    Não tenho pretensão de vender nenhum imóvel no momento, mas um dia, nunca se sabe, né? Achei muito boas essas dicas. Nunca tinha parado para pensar sob esses ângulos. O que sempre me assustou são fotos escuras, desfocadas e casas entulhadas de bagunça.

    Beijos.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      25/04/2013

      Ju, um dia você pode ir viajar por uns tempos e ter que alugar bem rápido. Nunca se sabe o dia de amanhã. E é super importante se posicionar bem para conseguir vender ou alugar por um preço adequado e em um tempo razoável. Guarde as dicas ou passe para os amigos que estão precisando, são super úteis ;-)