Objeto #27 – Minha mesa Saarinen

Postado por: Manu Mitre
08 de March de 2013

Ok, eu sei que este era previsível, já até saiu na foto da semana passada, mas tem uma história legal e é um objeto super importante pra mim. E além da Boo, que vocês já conheceram, hoje a Flicka (que é filha dela) resolveu aparecer.

mesa de jantar tulipa

Onde?

Na minha sala de jantar.

Por quê?

Foi o primeiro móvel da nossa sala de jantar e ganhamos da minha sogra. Tínhamos certeza que queríamos uma mesa oval para que o acesso ao sofá fosse mais fácil. Existia o medo de que tudo ficasse muito pesado, e o design da Saarinen é imbatível nisso: o pedestal faz parecer que ela flutua, o mármore carrara é um símbolo de elegância e delicadeza e suas linhas curvas completam seu aspecto leve, sutil e simples. Perfeita!

O que mais?

Eu valorizo peças autênticas e respeito direitos autorais, mas o design desta mesa é de 1954 e sua patente já venceu, o que significa que cópias não autorizadas já são permitidas. Como a gente AINDA não tá cheio da grana e não é cara de pau, afinal foi um presente, a gente escolheu uma réplica, mesmo. A busca por uma peça que fosse de qualidade e com um bom preço envolveu um passeio a uma região de “fábricas” de móveis, a 50 quilômetros de onde morávamos. Eram barracões velhos e empoeirados, na beira de uma estrada. Confesso que deu até medo de descer do carro. Mas era uma pesquisa que me empolgava tanto que eu precisava descer, conversar com o cara que fazia, ver o capricho dele, escolher os acabamentos. Fiquei impressionada como as aparências enganam ao ver as pessoas construindo móveis tão sofisticados de forma tão artesanal e em um lugar tão simples. Vi vários móveis de design sendo feitos na hora, alguns sendo estudados, outros sendo reinventados com novos revestimentos. Um passeio realmente enriquecedor para mim.

O único defeito desta mesa é que o mármore carrara é MUITO frágil. Tinham me avisado disso, mas eu resolvi encarar. No início eu era a neurose em pessoa, vigiando até os copos das visitas. Hoje eu já relaxei. Para cada pinguinho do limão que você espreme para temperar a salada e que espirra sem querer na mesa, surge um ponto fosco imediatamente. Por mais rápido que se limpe. E eu AMO limão, é meu tempero até para sorvete de morango, então já viu, né? Mas não me arrependo, e ver essas manchinhas também tem sua graça: de que eu efetivamente USO minha mesa Saarinen. E isso me faz tão feliz :)

______

Agora que você já sabe a história do sofá ameba, das almofadas coloridas, da mesa Saarinen e da luminária que não existe, reveja o post de como eu fui montando a minha sala de jantar!

Categorias: 52 Objetos, Decoração, Mesa, Móveis e Acessórios, Sala de Jantar, Sofá
Veja Também
  1. Mariana
    08/03/2013

    Oi, Manu!
    Primeiro, feliz dia das mulheres! eeee rs!
    Eu também sou fã desta mesa. Ela é linda, leve e tem um ar tão contemporâneo que fica difícil de resistir. Mas esta sobre o mármore carrara eu não sabia. E preciso dizer que a de temperar o sorvete de morango com limão é igualmente nova pra mim hahaha!
    Um beijão! Bom final de semana!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/03/2013

      Prova e me diz o que achou ;-)

  2. Juliana Amado
    08/03/2013

    Adorei a história dessa mesa, Manu!
    Beijos.

  3. martaReis
    08/03/2013

    A mesa é linda!! Onde vc comprou? Fiquei curiosa…. você foi até uma fábrica???

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/03/2013

      Oi, Marta, te mando inbox o fornecedor.

  4. Renata Freitas
    08/03/2013

    Manu! Saudades suas! Conta onde vc foi comprar! Deu vontade de ir lá caçar coisas! Bjuuuu

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/03/2013

      Oi, Rê, que saudades! Olha, lá não é lugar de passear, não, viu? Se quiser, te mando inbox o fornecedor.

  5. Bel Herbetta

    Uma vez uma leitora me escreveu que tinha comprado uma mesa dessa e estava com esse problema do mármore. Disse que mandou fazer um tampo de vidro no formato da pedra pra colocar em cima, me perguntou se eu achava que ficava bom! Achei interessante, mas claro que a pedra à vista fica mais bonita… Preciso provar o sorvete de morango com limão!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/03/2013

      Eu já pensei em fazer isso, mas acho que perde tanto o charme da mesa que prefiro as manchas, sabe?

  6. Dedé
    09/03/2013

    Linda a mesa. Design bom é aquele que não sai da moda, né? :)
    Agora, sorvete de morango com limão? Fiquei até com vontade de experimentar! haha

    Beijos Manu!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/03/2013

      Gente, sorvete de morango com limão é uma delícia! Vocês têm que provar!

  7. Marcelle
    11/03/2013

    Manu!

    Eu amo o design dessa mesa! Comprei uma redonda em MDF laqueado. Tô na expectativa da entrega e torcendo pela qualidade pois comprei na internet :P ! Passa os dados da fábrica pra mim tb?! Ainda faltam as cadeiras… bjs

  8. Izabella
    16/03/2013

    Oi Manu!
    Sempre fui louca por esta mesa e decidi que este ano vou comprá-la!
    Estou pensando em comprar a base em alguma loja e mandar fazer o tampo em uma marmoraria. Você poderia, por gentileza, me informar o contato da fábrica onde comprou a sua?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  9. Paula
    11/04/2013

    Primeira visita e já favoritei
    :)
    Me passa o contato da fábrica?? Tb elegi essa mesa, por motivos similares aos seus, para ser a minha mesa rs só não ganhei da sogra :( rs
    bj

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/04/2013

      Bem vinda, Paula! Te mando por e-mail!

  10. Leandro
    22/07/2013

    Manu,
    Sua mesa mede quanto? 2 metros?
    É para 8 lugares?
    Estou querendo uma.
    Obrigado

  11. Renata
    04/03/2014

    Manu!

    Estou a procura do pé desta mesa tbem … Poderia me passar o contato ?
    Fica na cidade de São Paulo?
    Muito obrigada!!

  12. Larissa
    12/03/2014

    Vi seu post pesquisando sobre esta mesa. Sera que poderia indicar o local onde comprou? São tantas empresas na internet …. e sem indicacao fica dificil saber sobre a qualidade. Obrigada!